sábado, 12 de fevereiro de 2011

QUANTO AMOR POR UMA CIDADE !!!!

Vicente Guedes busca manter bom relacionamento com o Legislativo



 

Valença
Ao reassumir a prefeitura de Valença na última segunda-feira, Vicente Guedes (PSC) sabia que teria de lidar não apenas com a insatisfação de parte dos moradores (que esperavam participar da eleição para a escolha do novo prefeito, suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, no último dia 4) e o desafio de administrar uma cidade que viu o Executivo municipal ficar praticamente paralisado nos últimos sete meses: além desses desafios, Guedes tem noção de que é preciso do apoio da Câmara de Vereadores para administrar a tradicional cidade do Sul Fluminense até o final de 2012, caso o STF não decida dar razão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que decidiu pela sua cassação em maio passado.
A expectativa de relacionamento para os 22 meses restantes, porém: é otimista: o prefeito eleito em 2008 e que teve de deixar o cargo em julho do ano passado espera manter o apoio que possuía quando tomou posse.
- Tenho uma base de apoio com seis ou sete vereadores, e acredito que o relacionamento [com a Câmara] será bom como sempre foi, pautado pelo respeito e independência entre os Poderes. Temos uma oposição pequena, e a maioria tem consciência das dificuldades por que passamos nos últimos meses - declarou Guedes. - Já conversei com alguns vereadores durante a semana e foi tudo tranqüilo - garantiu.
Mesmo encontrando um ambiente que considerou "favorável", Vicente Guedes disse estar ciente de que não pode fazer muito com o tempo de mandato que lhe resta.
- Não poderei realizar muitas coisas que queria por causa do tempo. Será mais uma agenda fiscal, outros projetos podem ser apresentados em caso de necessidade. Nada que vá atrapalhar o diálogo com a Câmara, afinal espero que trabalhemos juntos - explicou.
‘O melhor para a cidade'
Para o vereador Fernandinho Graça(PP), o momento é de "ver o que é melhor para a cidade":
- Entendo que, no momento, devemos legislar para o município. Se ele [Guedes] se empenhar em prol da cidade nós vamos trabalhar juntos. Temos que pensar com clareza e ver o que vai beneficiar Valença. São menos de dois anos de mandato, é melhor que o atual prefeito continue até o final - disse Graça.
Segundo o parlamentar, a tendência é que os ânimos na cidade se acalmem após as manifestações vistas durante o final de semana passado e que, para isso, a ação da Câmara pode ser benéfica.
- Temos que esclarecer a população e ver o que é melhor para Valença, um prefeito interino não tem estabilidade para trabalhar. O importante é que o Vicente Guedes possa fazer seu trabalho, enviar mensagens e propostas para serem analisadas - defendeu o vereador, que assumiu interinamente a prefeitura entre julho de 2010 e janeiro deste ano.
Há quem veja, porém, a última reviravolta valenciana com outros olhos.
- Não posso responder pelos outros, mas posso dizer que fiquei decepcionado. Sempre apelei para que ele [Guedes] não voltasse para o bem da cidade. Eu vi no rosto da população a tristeza por não ter votado no último dia 6 - declarou o vereador Luiz Antônio Rocha Assumpção Filho, o Zan (PSC).
Para ele, a Casa não deve apenas se manter passiva diante dos últimos acontecimentos.
- Acho que a Câmara tem que trabalhar com independência, fiscalizar o Executivo e agir em conjunto quando for para o bem da população. Temos que buscar informações junto ao STF sobre a situação real do prefeito. A Câmara se esquivou de tomar alguma atitude até o momento, ela tem de ser ativa. Mesmo sendo do mesmo partido do prefeito, sempre deixei claro que meu compromisso com ele terminou no dia da eleição, em outubro de 2008 - argumentou.
Na opinião de Zan, a população de Valença tem criticado a postura da Câmara, em especial o grupo de apoio a Guedes no Legislativo.
- O tempo vai dizer a quem eles [vereadores] vão apoiar, se a população ou o Vicente Guedes. Acho que deveriam refletir sobre a situação - finalizou.
Expectativa positiva
Em uma cidade com tantas reviravoltas, não é de se estranhar que as opiniões também sejam divergentes. Para Vicente Guedes, os protestos contra sua volta não tiveram o respaldo da população.
- O que eu vi, assim como toda a população, foi uma manifestação por parte dos militantes dos candidatos que estavam concorrendo à eleição do dia 6. Os moradores não queriam a eleição, acredito até que a abstenção ficaria entre 30 e 35% por essa razão. Já no terceiro dia [segunda-feira] não havia manifestação - argumentou.
O prefeito reempossado acrescentou, ainda, que busca a conciliação com todos os membros do Legislativo para poder governar com tranqüilidade.
- Não terei dificuldade em dialogar mesmo com os que estão rompidos, porque busco fazer política com "P" maiúsculo. Tenho uma expectativa positiva para esse período - sentenciou
Arquivo
Prefeitura espera bom relacionamento com o Legislativo para garantir a estabilidade do município
Em paz: Prefeitura espera bom relacionamento com o Legislativo para garantir a estabilidade do município
 
fONTE : DIARIO DO VALE


Nenhum comentário:

Postar um comentário